Vista - Visualização em 3D

banVista

O Vista é um software para a visualização 3D, para a renderização e a animação de projectos que revoluciona o modo mediante o qual se podem apresentar, entender e utilizar os dados. Com o Vista não só é possível visualizar o modelo de levantamento em tempo real como também ver o próprio projecto inserido na situação existente, estudar o impacto deste e intervir nas escolhas projectuais obtendo diversos cenários possíveis.
O Vista é a solução da SierraSoft para a visualização 3D, a renderização, a animação e a apresentação de projectos. O Vista distingue-se pela simplicidade de utilização, a intuitividade e a prontidão dos comandos que o tornam fácil de utilizar inclusive para utilizadores que não sejam entendidos no campo da realidade virtual. Trata-se de um produto que pode ser utilizado nas diferentes fases do processo de elaboração de um projecto a fim de estudar e desenvolver ideias e apresentar da forma mais realista possível as diferentes soluções. As características do Vista tornam-no o produto ideal para quem opera no sector da topografia, da modelização do terreno e na projecção de infra-estruturas graças à possibilidade de utilizar projectos criados com ProSt, Topko ou outros CADs.

Visualização e exploração do modelo

É possível posicionar a câmara em qualquer ponto do cenário e utilizar o rato para explorar o projecto mediante uma animação em tempo real. O Vista está equipado com um rapidíssimo e extremamente manobrável visualizador 3D com o qual é possível observar o próprio projecto de todos os pontos de vista possíveis, rodando-o, efectuando zooms, escalando-o, utilizando o rato e o teclado de uma forma totalmente natural.

Percursos e pontos de vista

Qualquer posição da câmara pode ser memorizada e tornar-se um ponto de vista passível de ser recuperado em qualquer momento. Os percursos podem ser construídos memorizando um conjunto de pontos de vista com base nos quais é calculado o percurso 3D sobre o qual se movimentará a câmara; é possível personalizar todos os parâmetros de posição e movimento da câmara. Quer os percursos quer os pontos de vista podem ser criados também a partir da janela gráfica da planimetria do Topko e do ProSt.

O Vista e a projecção rodoviária

Os eixos rodoviários do ProSt tornam-se automaticamente percursos sobre os quais a câmara pode movimentar-se de forma automática ou manual utilizando o rato; a velocidade de movimento da câmara pode ser fixada ou seguir o diagrama de velocidade correspondente. O Vista pode posicionar um objecto alvo em frente à câmara e ao longo do eixo, à distância fixada ou à distância de paragem; desta forma é possível verificar interactivamente as eventuais falhas de visibilidade. Durante o movimento da câmara ao longo de um eixo, a visualização é completada com uma série de informações (estações, alturas, inclinações, velocidade, distâncias, elemento planimétrico e altimétrico correspondente) relativas quer à posição da câmara quer do objecto alvo, um diagrama múltiplo mostra, além disso, o avanço plano-altimétrico, o diagrama das velocidades e a posição da câmara e do alvo.

Renderização, materiais e texturas

Às superfícies do modelo é possível aplicar materiais e texturas existindo a possibilidade de agir sobre características como a transparência, o brilho, especularidade, etc. do material e sobre o factor de escala das texturas. É fornecida uma ampla biblioteca de materiais e texturas directamente utilizáveis, mas também é possível criar os próprios materiais e guardá-los na biblioteca. É possível, além disso, aplicar as ortofotografias da zona ao modelo tridimensional correspondente.

Estilos de visualização 3D

Através da gestão dos Estilos de visualização 3D é possível definir à priori a modalidade mediante a qual representar no âmbito do Vista as linhas, as polilinhas, os pontos ou os blocos. É possível definir se extrudar ou repetir um bloco ao longo de uma polilinha a fim de obter directamente, por exemplo, o modelo 3D de uma parede, de um lancil ou o posicionamento automático dos postes de iluminação ou de árvores. Os blocos ou pontos podem ser representados no Vista através dos blocos 3D ou através de imagens; desta forma podem obter-se modelos realistas com árvores, pessoas, etc. Os estilos predefinidos permitem obter a construção dinâmica de objectos tais como a sinalização horizontal (passadeira), guarda rails e new-jersey, e a sinalização vertical.

Céu e sol

Os modelos podem ser completados com vários modelos de céu também personalizáveis pelo utilizador; é possível introduzir a posição do sol ou calculá-la automaticamente introduzindo a latitude, a longitude, o dia e a hora.

Imagens e Vídeo

O Vista permite capturar e guardar imagens de alta resolução; os movimentos da câmara ao longo dos percursos podem ser guardados em formatos de vídeo. Quer as imagens quer as filmagens, podem ser completadas mediante a inserção de descrições livres e imagens (logotipos).

CONTATO

contact to arkisoft
Tem alguma questão sobre os nossos produtos ou necessita de ajuda para a escolha dos produtos para o seu trabalho? Entre em contato conosco ou consulte as perguntas mais frequentes (FAQ).
comercial@arkisoft.com.br