Topko

O Topko é um software para a gestão de trabalhos topográficos que fornece ferramentas sofisticadas para o levantamento topográfico, cadastral e para a modelização tridimensional do terreno. O Topko permite a resolução de complexos cálculos topográficos e a reposição dos planos cotados; é possível criar perfis e secções, criar modelos numéricos do terreno e calcular os movimentos de matéria.

Aquisição de dados de Estação total e GPS

O programa permite a aquisição de dados das estações totais e GPS mais difundidos no mercado; O Topko está equipado quer com procedimentos de interface directa quer com procedimentos para a conversão dos ficheiros nos formatos originais das instrumentações.

Cálculo de levantamento

O Topko elabora todas as tipologias de levantamento inclusive com diferentes metodologias: cálculo de poligonais com compensação empírica e nas mínimas quadrículas; cálculo de estações livres para a intersecção inversa com 2 ou mais pontos; solução de estações isoladas e rototranslação automática em pontos de apoio; reconhecimento automático das reorientações; cálculo de pontos para trilateração e intersecção ângulo-ângulo. A partir de medidas GPS ou de coordenadas GPS (lat-long ou geocêntricas) o Topko calcula as coordenadas planas mediante projecção num sistema local ou num sistema de coordenadas definido; a projecção pode utilizar directamente as grelhas IGM. Para o cálculo das cotas é possível utilizar sempre as grelhas IGM ou outros modelos de geoide.

Códigos e desenho a partir de códigos

O desenho do plano cotado pode ser controlado a partir de códigos de levantamento atribuídos aos pontos; os mesmos códigos permitem a criação das linhas de desenho e das linhas de descontinuidade do modelo matemático. A cada código é possível atribuir diversos parâmetros mediante os quais representar o ponto: símbolo, dimensão, camada.

COGO

Os comandos COGO permitem criar rapidamente e com precisão novos pontos de plano cotado para intersecção, esquadria, tangência, alinhamento, projecção, inclinação, etc. agilizando as operações de desenho e de inserção de dados.

Transformação de coordenadas entre sistemas

O Topko efectua todos os tipos de transformação de coordenadas entre vários sistemas: de coordenadas geodésicas para geodésicas, de coordenadas planas para geodésicas e vice-versa, de coordenadas planas para coordenadas planas.

Transformação de coordenadas para pontos de controlo

É possível executar transformações de coordenadas mediante indicação dos pontos de controlo com possibilidade de introdução do peso também calculável automaticamente pelo programa.

Divisão de áreas

O Topko inclui funções para o cálculo de parcelamento na modalidade automática e manual com compilação automática da base de dados censitária.

Modelização matemática e curvas de nível

A criação do modelo do terreno (DTM) em camadas triangulares pode ser efectuada em modo automático, semi-automático ou manual. A triangulação automática tem em conta os contornos de inclusão e de exclusão das linhas de descontinuidade inseridas no levantamento. A criação de curvas de nível é automática e completamente personalizável por parte do utilizador.

Cálculo dos volumes

É possível executar o cálculo dos volumes por nivelamentos (com ou sem plano de compensação), por diferença de modelos e obter relatórios pormenorizados de cálculo. Todos os métodos de cálculo dos volumes podem-se aplicar ao modelo na íntegra ou a partes deste; são calculadas as linhas de passagem entre corte e preenchimento e para cada ponto é determinada a altura no plano definido.

Secções transversais

O Topko extrai automaticamente secções do terreno dos triângulos, das curvas de nível, das linhas de descontinuidade, dos pontos de plano cotado. A cotagem das secções é totalmente automática e personalizável. O cálculo dos volumes por secções é executado quer para secções compensadas quer para secções médias.

Perfis topográficos

Os perfis topográficos podem ser inseridos a partir da janela gráfica da planimetria como polilinhas nas quais é possível posicionar automaticamente a passo constante, ou manualmente, secções transversais. A janela gráfica do perfil permite visualizar o perfil do ponto de vista longitudinal; o cálculo pode ser efectuado a partir a partir do modelo em triângulos ou directamente a partir dos pontos do plano cotado. Uma tabela permite, de qualquer modo, inserir e alterar os dados do perfil: estação, altura do terreno, altura de projecto, descrição.

Digital Elevation Model (DEM)

O Topko oferece a solução para todas as problemáticas relativas à gestão, à visualização, à análise e em geral à utilização de DEM.

Projecção tridimensional (Fossas e Aterros)

O Topko Premium alarga o Topko Standard mediante uma ferramenta de comandos para a projecção 3D de fossas, aterros, parques de estacionamento, terraplanagens, represas, rampas, pistas e, em termos mais gerais, tudo o que diz respeito à projecção de modelos. Com o Topko Premium supera-se o método tradicional de projecção para secções, trabalhando completamente do ponto de vista planimétrico – tridimensional criando taludes, caboucos, terraplanagens, estradas, etc. Com o Topko Premium obtêm-se rapidamente modelos de projecto extremamente precisos no que respeita à criação dos taludes e das intersecções ao modelo do terreno existente. É possível criar mais modelos de projecto e gerar automaticamente um modelo final da projecção integrada no estado da situação existente. A partir dos modelos criados é possível extrair secções transversais e calcular os volumes de corte e preenchimento, extremamente fiáveis dada a precisão dos modelos projectados.

Topko encontra-se disponível em diferentes configurações. A seguir é indicada a lista das configurações e dos módulos disponíveis:

Basic: Topografia
O Topko é um software para a gestão e o tratamento de levantamentos topográficos e cadastrais. Os dados de campo podem ser importados directamente da instrumentação topográfica (estações totais e GPS) e depois processados a fim de se obterem as coordenadas dos pontos levantados. Encontram-se disponíveis potentes funções para a edição dos dados, para a gestão dos planos cotados e para a resolução de todas as problemáticas topográficas. O Topko permite o tratamento completo de trabalhos cadastrais e é totalmente compatível com o Pregeo.

Standard: Topografia e modelagem matemática e tridimensional
O Topko Standard é a solução para a gestão dos modelos tridimensionais, para o cálculo dos volumes para os nivelamentos, para a gestão dos perfis longitudinais e das secções transversais. Potentes e rápidos procedimentos permitem criar e gerir modelos 3D, calcular curvas de nível e extrair perfis e secções; encontram-se incluídas várias metodologias de cálculo de volumes dos modelos 3D e das secções transversais. O Topko permite a gestão de modelos em malha regular (DEM).

Premium: Topografia, modelagem matemática e tridimensional e projecção em 3D de fossas e aterros
O Topko Premium alarga o Topko Standard mediante uma ferramenta de comandos para a projecção tridimensional de fossas, aterros, parques de estacionamento, terraplanagens, represas, rampas, pistas e, em termos mais gerais, tudo o que diz respeito à projecção de modelos. O Topko Premium permite projectar interactivamente, com extrema precisão e rapidez, modelos 3D a partir dos quais extrair secções ou calcular volumes.

Modulo N: Compensação de redes
O Topko N é um módulo suplementar do Topko, completa-o com a compensação nas mínimas quadrículas, de redes planimétricas e altimétricas. O módulo prevê uma sofisticada interface de inserção de dados, um robusto motor de cálculo e fornece um pormenor muito elevado em relação aos dados calculados.

Modulo H: Hidrografia e hidrologia
O Topko H é um modulo suplementar do Topko e é a solução para análises hidrográficas e hidrológicas do território; este módulo permite analisar as problemáticas hidrológicas ligadas ao território e facilitar os processos de tomada de decisões relativos às novas projecções (estradas, barragens, lagos artificiais, etc.).

imt1

imt2

imt3

A seguir é indicada a lista das novas funções principais do Topko .

Topografia - Gestão de levantamento topográfico

Todos os dados relativos ao levantamento topográfico foram reunidos dentro de uma só janela de diálogo que reagrupa todas as tabelas de dados organizadas numa estrutura de árvore; mediante um só clique acede-se às tabelas de pontos GPS, às as baselines, às medidas, aos alinhamentos e esquadrias, às poligonais, aos pontos de referência e às coordenadas. É possível filtrar os dados com base na estação seleccionada enquanto que opções específicas permitem realçar com cores diferentes os dados com base no código de levantamento ou com base no nome da estação.

Topografia - Memorização de definições e opções de cálculo

O procedimento que executa o cálculo dos dados de levantamento foi simplificado e agilizado no que concerne ao número de passos e ao número de opções. O sistema tem capacidade para memorizar todas as definições que sejam efectuadas durante o cálculo: a escolha das medidas a utilizar nas orientações, no cálculo das coordenadas e os pontos a utilizar na rototranslacção automática são todas elas informações que agora são memorizadas e automaticamente propostas no cálculo seguinte assegurando, como tal, a repetitividade dos resultados obtidos.

Topografia - Utilização de grelhas IGM

No que respeita ao cálculo de medidas GPS é possível definir o sistema Gauss-Boaga como sistema de coordenadas e utilizar as grelhas IGM para o cálculo das coordenadas planas a partir de coordenadas geográficas; no que concerne à transformação das alturas é possível utilizar a grelha IGM ou outros modelos de geóide.

Topografia - Tabela de pontos topográficos na janela gráfica

A partir da tabela dos pontos topográficos é possível criar na janela gráfica uma tabela de desenho que contenha os dados; é possível escolher os dados a indicar na tabela e a ordem de visualização. A tabela pode conter todos os dados da tabela ou apenas os que forem seleccionados.

Topografia - Comparação de pontos topográficos

Este comando permite executar uma comparação, com base no nome, dos pontos topográficos pertencentes a dois subprojectos de levantamento. O utilizador pode escolher os subprojectos a serem comparados e o programa exibirá os dados correspondentes unicamente aos pontos em comum encontrados; é possível visualizar as coordenadas dos pontos e as respectivas diferenças.

Topografia - Rotação de etiquetas de pontos topográficos

As etiquetas dos pontos topográficos podem ter um ângulo de orientação próprio; a rotação das etiquetas pode ser definida manualmente mediante o manípulo correspondente na janela gráfica ou a partir da janela de propriedades do ponto ou, por último, a partir da tabela dos pontos topográficos.

Topografia - Redução de pontos topográficos próximos

De forma a reduzir o número de pontos topográficos existentes num subprojecto de levantamento encontra-se disponível um comando que elimina, ou move para outro subprojecto, os pontos topográficos demasiado próximos. O algoritmo eliminará automaticamente todos os pontos que tenham uma distância inferior à mínima definida pelo utilizador.

Topografia - Informações sobre o ponto topográfico no âmbito dos comandos

Esta nova funcionalidade consiste na visualização de uma janela informativa no momento em que o snap de objecto identifica um ponto topográfico como objecto de snap; a janela informativa que aparece indica os dados do ponto topográfico identificado pelo snap. Desta forma, em situações de sobreposição de pontos topográficos, tem-se a possibilidade de perceber se o ponto que se vai seleccionar é o desejado.

Topografia - Transformação de coordenadas

A transformação de coordenadas entre sistemas foi completamente redefinida e permite agora transformar pontos individuais, tabelas de pontos GPS ou coordenadas e também desenhos inteiros de qualquer sistema de partida para qualquer sistema de destino. As transformações podem utilizar os clássicos sistemas de coordenadas ou podem utilizar directamente as grelhas IGM; o programa identifica automaticamente a grelha a ser utilizada para cada ponto individual a ser transformado. A transformação em termos de altura pode ser efectuada mediante a utilização de modelos geóides predefinidos ou mediante o modelo de geóide contido sempre nas grelhas IGM.

COGO - Criação de pontos para inclinações

Novos comandos COGO permitem a criação de pontos topográficos 3D com base na inclinação a manter em relação a pontos de referência.

Cadastro predial - Estilos de parcelas

É possível definir um estilo próprio para o desenho das parcelas do cadastro predial; o estilo permite escolher o tipo de informações a serem visualizadas nas parcelas (nome, proprietário, área, perímetro, comprimento das margens laterais), a respectiva dimensão e um eventual prefixo.

Modelização 3D - Utilitário de modelação

Foram predispostos diversos utilitários que permitem completar modelos de levantamento e projectos com elementos suplementares tais como edifícios, guarda rails, new-jersey, sinalização horizontal; outros utilitários permitem, por sua vez, posicionar blocos no modelo e extrudar e posicionar blocos ao longo de linhas e polilinhas.

Secções - Diferença de altura entre polilinhas de secções

Uma opção específica permite obter directamente uma coluna que indica as diferenças de altura entre qualquer linha de secção e outra qualquer.

Secções - Cor de títulos e cotagens no dimensionamento das secções

Uma ficha específica permite inserir a cor dos títulos e das cotagens no dimensionamento das secções; desta forma é possível gerir diferentes cores para as linhas individuais do dimensionamento.

Secções - Criação de ponto topográfico a partir de secções

Como novo utilitário de piquetagem encontra-se disponível um comando que permite criar um ponto topográfico indicando a posição no interior da janela gráfica das secções transversais; a abcissa indicada no sistema cartesiano das secções permite determinar a posição planimetrica do ponto, enquanto que a ordenada representa a elevação efectiva.

Perfis topográficos

No Topko foi incluída a gestão completa de perfis topográficos a qual permite introduzir um perfil do ponto de vista planimetrico e a inserção, automática ou manual, das secções ao longo do eixo assim definido. O perfil longitudinal do terreno pode ser, portanto, calculado e, seguidamente, pode-se obter o desenho final completo de cotagens personalizáveis.

img-.cetficadoBaixe uma versão de Avaliação

Nós convidamos você a experimentar o programa antes de comprá-lo. A versão de demonstração tem todas as funcionalidades do programa, mas apenas poderá executa-lo apenas um número limitado de vezes. Aproveite e faça um teste agora mesmo, registre-se em nosso site e baixe agora mesmo.

img-.cetficadoUtilize um dos softwares mais completos.

Nossos softwares são utilizados por mais de 15.000 clientes em todo o mundo, faça parte dessa comunidade e descubra os benefícios de continuar trabalhando da mesma forma que sempre trabalhou, com muito mais rapidez e lucratividade.

img-computadorLicenciamento de Uso

Você pode instalar nossos softwares em quantos computadores quiser, ele vem acompanhado de um dispositivo USB que permite leva-lo para onde você precisar. Ou se preferir pode trabalhar sem a necessidade do dispositivo utilizando um conjunto de senhas.

img-paypalCompra Facilitada.

Compre aqui com toda segurança e simplicidade por meio do pagamento eletronico. Voce faz sua compra em poucos segundos e pode pagar diretamente com seu cartão de crédito. Se você quiser comprar outros métodos de pagamento entre em contato conosco.

img-suporteSuporte técnico garantido!

Adquirindo nossos softwares você conta com uma equipe altamente especializada, com grande experiência no atendimento e solução de duvidas, um ambiente totalmente informatizado para geração de tíquetes e todo acompanhamento até a solução completa de seu chamado.

Programa de CAD:

icone-cadVersão do AutoCAD compatível com ARKIPlan: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 ou 2012.
Versão do BricsCAD compatível com ARKIPlan : 11 (desde a versão 11.4).

 

 

Sistema Operacional:

icone-softwareSistemas de 32 bits: Windows NT 4.0, Windows XP, Windows 2000, Windows 7.
Sistemas de 64 bits: Windows 7.

 

 

Equipamentos:

icone-pcLeitor DVD + 1 porta USB disponível.
Mínimo de 20 mb de espaço livre no disco rígido.
1 Gb de RAM.
Resolução de tela mínima de 800 x 600.

 

Brochure Image
40
62
Começando em 05.08.2016 15:00
Brochure Image

CONTATO

contact to arkisoft
Tem alguma questão sobre os nossos produtos ou necessita de ajuda para a escolha dos produtos para o seu trabalho? Entre em contato conosco ou consulte as perguntas mais frequentes (FAQ).
comercial@arkisoft.com.br