Rasta

rasta logo

Gestão de imagens digitais com toda a simplicidade. Perfeitamente integrado no SierraSoft Geomatics Suite, Rasta proporciona novas funcionalidades para a elaboração de imagens digitais. O Rasta é a ferramenta perfeita para a gestão de mapas, fotografias aéreas e de satélite.

Rasta é um software com capacidade para fornecer soluções de elevadas prestações para a visualização, o desenho, a alteração, a transformação e a georeferenciação de imagens. O Rasta representa a solução ideal para trabalhos de engenharia, topografia e cartografia que requerem uma gestão fácil de imagens de grande formato. O Rasta pode ser utilizado para obter desenhos híbridos raster-vetoriais.

O Rasta é a solução proposta pela SierraSoft a fim de obter elevadas prestações na visualização, na plotagem, na transformação, na edição, no mosaicamento e na georeferenciação de imagens a preto e branco e a cores. O Rasta revela-se extremamente útil para quem se ocupa de problemáticas territoriais dado que permite carregar em vídeo, no ecrã, os mapas cartográficos existentes em suporte de papel, georeferenciá-los e proceder, em seguida, à sua vectorização.

Rasta e o CAD

O Rasta contém um CAD profissional completo, dotado de todas as funções de desenho. É assim possível integrar as imagens raster com dados vectoriais e depois efectuar o mapa híbrido numa única prancha. O CAD fornecido com o Rasta encontra-se dotado de uma sofisticada interface bidireccional com AutoCAD que permite quer escrever quer ler ficheiros DWG/DXF permitindo um intercâmbio de dados completo com sistemas CAD que sejam compatíveis com DWG/DXF.

Formatos suportados

O Rasta gere uma ampla gama de formatos raster quer de leitura quer de escrita, permitindo a aquisição de imagens provenientes das mais diversas origens: digitalizador, câmaras fotográficas digitais, fotografias aéreas a preto e branco (P&B) e a cores, imagens de satélite.

Visualizar imagens com facilidade

A importação de imagens para o Rasta é um procedimento extremamente simples. A visualização, o zoom e o pan são rapidíssimos inclusive em imagens de grandes dimensões. Com o Rasta é possível visualizar imagens monocromáticas, à escala de cinzentos ou a cores de quaisquer dimensões e de qualquer resolução. As imagens monocromáticas podem ser tornadas “transparentes” a fim de permitir a sobreposição de raster sobre raster com a possibilidade de estabelecer a ordem de visualização, e portanto de impressão, das várias imagens. A gestão das imagens engloba funções específicas com vista a controlar o contraste e a luminosidade; para raster a cores pode-se alterar a gama constante de cores.

Georeferenciação

A georeferenciação permite obter uma imagem raster na qual se pode trabalhar em coordenadas reais conferindo a possibilidade de tirar medidas, de digitalizar, de sobrepor a imagem a outras cartografias, etc. A imagem georeferenciada pode ser guardada em disco e pode ser utilizada como base para a produção e a actualização de uma nova cartografia ou para ser digitalizada mediante as funções do CAD. As funções de georeferenciação utilizam a transformação affine (afim) de 6 parâmetros e a transformação homográfica a fim de remover a deformação de perspectiva. As transformações podem agir localmente eliminando as deformações anisotrópicas que a folha ou de forma mais geral a imagem pode ter sofrido. Os pontos de controlo podem ser inseridos e alterados directamente em vídeo, no ecrã. Para a georeferenciação de mapas existem comandos com vista à construção automática da grelha de referência dos pontos de calibração.

Retificação de perspectiva

Para quem se ocupa da recuperação arquitectónica dos centros históricos é possível carregar as fotografias da fachada e efectuar-lhes a rectificação da perspectiva a fim de poder desenhar, através de funções CAD, os elementos de particular interesse existentes à escala precisa.

Mosaico

A georeferenciação pode ser repetida para todas as imagens necessárias a fim de cobrir a zona pretendida; depois de todas as imagens terem sido posicionadas é possível criar um novo raster que reagrupe todas as imagens individuais.

Editar as imagens

O Rasta possui inúmeras funções que permitem alterar quer o aspecto geométrico (forma, dimensão) das imagens quer inclusive o aspecto visual (cores, contraste, brilho). Existem funções para intervir nas imagens eliminando ou copiando áreas internas quer de forma simples quer de forma complexa.

Digitalização em vídeo

As imagens carregadas podem ser sempre utilizadas em conjunto com todas as funções de desenho do CAD gráfico; a digitalização em vídeo permite uma maior precisão dado que efectuando zooms sobre a imagem conseguem-se observar melhor os pormenores a serem digitalizados; as imagens podem ser tornadas visíveis ou invisíveis segundo a necessidade.

Vetorização


As imagens carregadas no Rasta podem ser vectorizadas automaticamente permitindo uma notável economia de tempo nas operações de digitalização manual; a parametrização do algoritmo de vectorização permite obter bons resultados com qualquer tipo de raster.

CONTATO

contact to arkisoft
Tem alguma questão sobre os nossos produtos ou necessita de ajuda para a escolha dos produtos para o seu trabalho? Entre em contato conosco ou consulte as perguntas mais frequentes (FAQ).
comercial@arkisoft.com.br