Edilus - Estrutura Metalica

Edilus é um software completo para analise de estruturas metálicas, permitindo também através do acrescimo de módulos, calcular , dimensionar e detalhar estruturas mistas, formadas por Aço, Concreto, Alvenaria Estrutural e Madeira. Para o projeto de estruturas metálicas, Edilus permite o lançamento da estrutura atraves de uma ampla biblioteca de perfis, cargas e combinações, analise estrutural, otimização do peso da estrutura, calculo e detalhamento de ligações, e geração de pranchas e memória de cálculo.

galpao 3d

EDILUS é um programa para cálculo e dimensionamento de elementos estruturais metálicos. Possui uma entrada de dados gráfica de  fácil utilização, onde pode desenhar a estrutura com um prático comando de cotas, buscando referencias 3D, informa-se as dimensões do projeto ou também se importa um desenho feito em qualquer programa CAD (.dwg ou .dxf) e as linhas deste desenho são transformadas em barras, sem a necessidade de redesenhar toda a estrutura.

O software EDILUS possui uma ampla biblioteca de perfis com os principais fabricantes brasileiros cadastrados, além de permitir ao usuário a edição e o cadastro de novos perfis na biblioteca, dentro de séries existentes. Também é possivel trabalhar com seçoes genéricas, compostas, e esses elementos são considerados no calculo, porem nao serão dimensionados pelo programa.

Permite a utilização de perfis compostos como duas cantoneiras formando um U, ou um duplo L. Tambem permite utilizar contraventamentos atraves de um assistente de lançamento ou modelando como barras normalmente.

Após o cálculo da estrutura, o software EDILUS mostra todas as barras que não satisfazem alguma verificação conforme a norma escolhida e indica qual perfil seria o correto para aquela situação. Com o recurso de redimensionamento o software altera automaticamente todas as barras que não estão corretas, dimensionando assim uma estrutura com o menor peso possível.

O EDILUS, programa para cálculo e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, é o único software que também calcula e dimensiona estruturas de madeira de acordo com a NBR 7190, incluindo ligações para estruturas de madeira, permitindodefinir o tipo de madeira e as classes de resistências.

madeira

Os carregamentos podem ser nos nós ou nas barras, gerando as combinações automaticamente e dimensionando as ripas, caibros, vigas e etc. Quando estamos inserindo cargas o software mostra todo o carregamento em 3D. Tambem é possivel ver um diagrama de como as cargas foram consideradas na estrutura, facilitando assim a analise do comportamento estrutural das peças:

cargas

O software Edilus também permite o lançamento de fundações : Sapatas, Blocos, Vigas de concreto, radier, e placas de base.

placa basefundacao

Ja faz parte do sofwtare EDILUS o módulo de ligações, permitindo lançar inclusive ligações entre barras com chapas, soldas, permitindo praticamente todos os modelos de ligações.

ligacao

O programa gera desenhos unifilares da estrutura com interface com softwares CAD (.dwg ou .dxf), exporta em formato CIS/2 (CIMsteel INTEGRATION STANDARDS), IFC e também gera listas de materiais, com peso e comprimento de todos os perfis da estrutura.

desenhos 01








O aço no alto do profissionalismo
O software permite desenhar e verificar construções de aço completas ou de calcular elementos individuais no interior de estruturas realizadas com outros materiais (se integrado com EdiLus CONCRETE ou EdiLus MASONRY). Com EdiLus STEEL tem uma solução no alto do profissionalismo : tecnologia BIM, modelador integrado, cálculo da estrutura completa e dos detalhes construtivos, input simplificado 3D, gráficos e relações automáticas…. O software permite desenhar estruturas também muitos complexas, verificar todos os detalhes e obter em somente uma fase desenhos executivos, cálculos e verificações.
 
galpao curvo

O primeiro BIM para o cálculo estrutural dos edifícios de aço

O desenho da estrutura é suficiente para criar o input de nós, cargas, vínculos… O modelo de cálculo para o modelador FEM integrado no software se obtém, então, automaticamente. O modelo BIM é desenhado por meio de objetos paramétricos (colunas, vigas, trelicas, terças, contraventamentos, etc.) dotados de características geométricas e propriedades estruturais (materiais, resistências, etc.).
trelicas

Modelagem simples e rápida de estruturas espaciais complexas

O desenho estrutural com EdiLus STEEL é suportado por “Magnetic Grid” que permitem fazer uma retícula de pontos magnéticos no espaço de qualquer forma e tamanho. Para cada um destes pontos magnéticos será possível enganchar, direitamente no 3D, vigas e pilares. O input com grelhas tridimensionais torna a modelagem extremadamente rápida e precisa.
espacial

Trabalhar também no 3D para obter o máximo do input BIM

Com funcionalidades especificas, vigas e pilares podem ser inseridas, deslocadas, alteradas direitamente na vista 3D. Para simplificar ainda mais a inserção dos elementos, é prevista a visualização da planta do arquitetônico em formato DXF/DWG direitamente na vista 3D à base da grelha magnética.
domo curvo

O software inclui um próprio modelador FEM

O modelador FEM integrado no software garante uma experiência unificada ao desenho estrutural. Em um único programa faz input, cálculo, análise, eventuais alterações e impressões (gráficos e relatórios) de maneira simples e integrada.
elementos finitos

Análise gráfica das verificações de resistência, de instabilidade, de deformação e de hierarquias das resistências

Cada objeto pode ser visualizado com as próprias solicitações, tensões e deslocamentos. Os resultados do cálculo podem ser consultados direitamente na vista 3D, por meio de mapeamentos de cores, e afetam as barras e as ligações.
resultados


Integração com o orçamento

Todos os elementos estruturais e os nós com os seus detalhes construtivos são orçados automaticamente e dinamicamente.

integra orcamento

Integração com Edificius

Arquitetura e estrutura de aço finalmente integradas… Graças à interação entre Edificius e EdiLus é possível desenhar e calcular de maneira unitária e consciente.

integra edificius





 
Um software que vai além das estruturas de aço
EdiLus é uma solução modular (EdiLus-CONCRETE, EdiLus-MASONRY, EdiLus-STEEL) e pode ser comprada por meio de assinatura a um ou mais módulos. Cada cliente pode, então, escolher a configuração que melhor atende as suas necessidades profissionais. O técnico que calcula somente edifícios de concreto armado, pode assinar somente o software EdiLus-CONCRETE. Aqueles que desejam calcular estruturas mistas (concreto armado + aço ou concreto armado + alvenaria), ou desejam calcular edifícios com diferentes tipologias estruturais prevalecentes (aço e alvenaria) podem assinar a mais módulos (EdiLus-STEEL e EdiLus-MASONRY) com a vantagem de ter contudo um software único, que abrange todos os tipos de estruturas com uma única interface.

Input simplificado com grelhas tridimensionais
No EdiLus STEEL a modelagem das estruturas de aço é baseada em grelhas tridimensionais (Magnetic Grid).
O software oferece Magnetic Grid de formas diferentes (padrão, piramidal, cônica, cilíndrica, esférica, helicoidal, em treliça) que podem ser alteradas e compostas a fim de obter modelos tridimensionais de qualquer tipo.

Input gráfico com objetos paramétricos (BIM)
Todos os elementos estruturais (colunas, vigas, treliças, terças, contraventamentos, etc.) são objetos paramétricos dotados de próprias características e especificas propriedades. Avançadas funções de reconhecimento automático dos elementos de desenho, ativas na grelha magnética, tornam o input gráfico extremadamente rápido, flexível e preciso.

Input automatizado de estruturas e treliças reticulares
As Magnetic Grid simplificam enormemente também a modelagem tridimensionais de estruturas reticulares. As treliças planas podem ser inseridas por meio do apropriado objeto paramétrico treliças, escolhendo entre uma serie de modelos (Vierendeel, Pratt-Mohniè, Howe, Polonceau, Neville, Inglese, Warren, etc.).

Desenho gráfico da ligação
O desenho das ligações (viga/coluna, coluna/fundação, viga/viga, nós reticulares, em emenda, etc.), integrada no programa, é extremadamente rápida e simples. É suficiente, por exemplo, selecionar uma coluna e uma viga para visualizar as diferentes tipologias de ligações (flange, angular ou personalizada) para escolher.
È também possível definir e personalizar as características do tipo de ligação selecionada (geometria e material das chapas; posicionamento, diâmetro e material dos parafusos; espessura e material das soldaduras; presença de contrafortes; etc.).
Além de visualizar os detalhes executivos 2D da ligação, o software oferece também uma vista 3D.
O gerenciamento das ligações considera também os contraventamentos e as treliças.

Funções de copiar e colar para o input rápido das ligações
As ligações podem ser replicadas em todos os nós, que apresentam a mesma configuração, com funcionalidades de copiar e colar.

Verificações de instabilidade e de resistência dos elementos individuais
Sobre os individuais elementos estruturais são feitas as Verificações de Instabilidade, de Resistência, de Deformação e de Hierarquias das Resistências de barras e nós.

Verificações das ligações
Com referência às ligações inseridas, o programa prove à efetuar:
• verificações de esmagamento, punçoamento e resistência das chapas e dos eventuais elementos de contrafortes;
• verificação ao esforço transverso e tração dos parafusos;
• verificação ao esforço transverso e tração/compressão das soldaduras;
• verificação das tensões de contato para as ligações com elementos de b.a./outros materiais;
• verificação à aderência dos tira-fundi.
Com o cálculo concluído, é possível “editar” e então alterar as características da ligação obtendo a verificação imediata da mesma.

Cálculo estrutural de elementos de betão armado integrados à estrutura de aço
Na estrutura principalmente em aço se podem inserir alguns elementos de concreto armado para modelar fundações ou outros pequenos artefatos anexos ao edifício de aço. É possível inserir na estrutura um número limitado de pilares/ paredes de cisalhamento, vigas, vigas Winkler, paredes, lajes, lajes de fundação, pavimentos e escadas. Para conhecer em detalhe os limites numéricos destes elementos de concreto armado se pode consultar a tabela de comparação das funções dos três programas EdiLus CONCRETE, EdiLus MASONRY e EdiLus STEEL.

Desenhos executivos
A partir da simples modelagem da estrutura, EdiLus STEEL fornece:
• modelo geométrico da estrutura e das asnas;
• indicação e o comprimento (de esforço transverso) dos perfis usados;
• posicionamento e a identificação das ligações;
• desenhos executivos das ligações.
Por que o Escolher o EDILUS?

Relação Custo X Beneficio

- Baixo custo inicial
- Tenha sempre a versao atualiazada, nao gaste com atualizações que praticamente são um software novo todo ano
- Suporte Técnico sempre a disposição
- Treinamentos incluidos: Online e Presencial

Tipos de Estrutura
- O software EDILUS aceita todas as estruturas compostas por barras e superficies
- Não existe limitação para o número de nós ou barras.
- Possui muitos tipos de assistentes de estruturas: pórticos e treliças (planos e espaciais).
- Arcos, domos, torres, pontes, pontes rolantes e etc.
- Gera treliças espaciais com malhas tetraédricas.

espacial


Tipos de Materiais e Perfis
- Materiais: aço, alumínio, madeira, plásticos estruturais, ou material definido pelo usuário.
- Possui bibliotecas de perfis laminados, soldados ou de chapa dobrada encontrados no mercado brasileiro.
- O usuário pode criar novos perfis, séries ou até mesmo bibliotecas de perfis.



Tipos de Vinculações
- Todos os tipos de nós e ligações: rígidos, articulados, semi-rígidos e etc.
- Nó genérico: definido pelo usuário permite simular qualquer situação real.
- Todos os tipos de apoios: rígidos, articulados, plano inclinado, apoios elásticos e recalques de apoio.



Tipos de Carregamentos
- O usuário define quantas Hipóteses ou Casos de Carregamento necessita.
- O programa aceita peso-próprio (calculado automaticamente), sobrecargas, vento (módulo Gerador de Pórticos), cargas térmicas e etc.
- Elabora as combinações de carregamentos conforme as Normas e também as envoltórias de esforços.



Análise Estrutural
- Estática: reações de apoio, esforços, envoltórias, índice de tensões, deslocamentos e flechas.
- Dinâmica: freqüências naturais, modos de vibração, análise sísmica e espectral.
- Efeitos de 2ª ordem  e verificação da estabilidade global

elementos finitos


Dimensionamento e Verificação de Perfis
- Verifica o perfil do pré-dimensionamento, conforme a norma selecionada.
- Consideração da flambagem nas duas direções, incluindo critérios de flambagem global e local da barra.
- Considera também Estado Limite de Utilização: as flechas são critérios limites de projeto.
resultados


Otimização Automática de Perfis
- Redimensiona automaticamente todas as barras com os perfis mais leves que satisfaçam a Norma escolhida.
- Obtém a estrutura com menor peso de aço, resultando em grande economia.


Desenhos
- São gerados diagramas unifilares de barras, indicando perfis, comprimentos, cotas, orientação da seção, tipo de material e etc.
- Desenhos com dimensões reais dos perfis.
- Perspectivas em 3D unifilar ou visualização com sombra e luz, muito úteis para se mostrar ao cliente.
- Desenho com ligações, detalhamento basico.


Quantitativos de Materiais
- Comprimento por perfil, peso por perfil, peso total da estrutura.
- Permite rapidamente fazer um lançamento preliminar, otimizar os perfis e fornecer um orçamento para o cliente.
- Software de Orçamento incluso, e integração com Primus

integra orcamento



Memorial de Cálculo
- Descreve como a estrutura foi "calculada".
- Pode conter figuras com a estrutura deformada, diagramas e envoltórias de esforços



Recursos Avançados
- Simula ligações rígidas entre graus de liberdade dos nós (constraints).
- Considera a dimensão finita dos nós (Rigid end offset).
- Permite criar nós totalmente genéricos com 6 graus de liberdade, inclusive com ligação semi-rígida.
O Software EDILUS é um completo software para o calculo e dimensionamento de estruturas Metalicas.

O software possui os seguintes recursos:

ELEMENTOS
ESTRUTURAIS
EdiLus
Aço
Pilares/Paredes 50
Vigas/Vigas Paredes de Concreto 80
Vigas de fundação nenhum limite
Paredes de concreto 280 m²
globais
Lajes
Lajes de fundação nenhum limite
Seções de cálculo pavimentos nenhum limite
Escadas nenhum limite
Estacas nenhum limite
Bloco sobre de Estacas nenhum limite
Pilares e Vigas em aço nenhum limite
Elementos de alvenaria X
Elementos de madeira nenhum limite


Portanto com o módulo básico de EDILUS Steel, é possivel calcular estruturas metalicas com os seguintes elementos ( que não são considerados módulos, e sim parte do programa):

Estruturas Metalicas:
Pilares Metalicos
Vigas Metalicos
Contraventamento
Treliças
Ligações
Placa de Base
Analise Sismica
Resistencia ao fogo

Estruturas de Madeira:
Pilares de Madeira
Vigas de madeira
Contraventamento Metalico
Treliças
Resistencia ao fogo
Ligações

Estruturas de Concreto -  Com limitações de Elementos
Pilares Concreto
Viga de Concreto
Paredes
Pilar Parede
Reservatorios

Fundação
Sapatas
Radier
Vigas de fundação
Blocos sobre estacas
Estaqueamento

Lajes
Maciças
Premoldadas
Laje Metalica


Caso queira também é possivel adiquiri a versão completa sem limitação dos elementos de concreto.

Brochure Image
1
Nesta pagina é possível consultar todos os videos demonstrativos referentes ao sofware, o primeiro video se refere a uma apresentação completa com duração entre 30 e 60 minutos, ou se estiver buscando algo especifico podera acessar o conteudo diretamente nos demais videos.

Software: Edilus - Estruturas Metalicas

  Apresentação Geral - Demonstração Completa
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Interface do Programa
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Importando uma planta baixa como Referencia
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Lançando Vigas e Colunas a partir da planta Baixa
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Biblioteca de Perfis
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Magnect GRID para o lançamento da Estrutura
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Convertendo um Arquivo DXF/DWG em Barras
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Lançamento de Treliças
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Lançamento de Contraventamentos
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Definindo as condições de apoio 
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Lançamento de Cargas
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Combinações de Cargas
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Calculo Estrutural
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Resultados do Calculo Estrutural
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Otimização da Estrutura
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Ligações - Lançamento e Detalhes
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Lançamento de Fundações
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Resultados e Detalhamento de Fundações
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Desenhos
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Relatórios e Memória de Calculo
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa
  Interface com Orçamento
Nesta Apresentação mostramos os principais recursos do software, sua interface de trabalho, a compatibilidade com AutoCAD em relação a arquivos DWG, fontes, textos e outras. Recursos para desenho 2D e 3D, cotas, textos, plotagem, imagens , blocos dinamicos , design center, e outras ferramentas do programa

Começando em 29.09.2016 14:00
Brochure Image

CONTATO

contact to arkisoft
Tem alguma questão sobre os nossos produtos ou necessita de ajuda para a escolha dos produtos para o seu trabalho? Entre em contato conosco ou consulte as perguntas mais frequentes (FAQ).
comercial@arkisoft.com.br