Gestão de Desenhos

Gestão de Desenhos

O gerente de desenhos é um programa que vai permitir realizar todo tipo de operações sobre todos os desenhos de um diretório selecionado, por exemplo; imprimir todos os desenhos, Limpar todos os desenhos, corrigir os erros encontrados.

Este programa se encarrega de processar cada desenho que você escolher na lista e executar sobre ele todas as ações desejadas.

 

 Como utilizar o gerente de desenhos:

Pode usar este programa de 2 formas:

  • Através do icone do ARKITool na area de trabalho do Windows.
  • Através do diretório onde esta instalado o programa ARKITool, deve executar o arquivo ARKITooldesenhos.exe

primeiro deve indicar na janela de dialodo o diretório onde estão os desenhos e na sequencia marcar os desenhos desse diretório que quer trabalhar.

na parte inferior aparecem as ações que serão realizadas sobre todos os desenhos marcados acima.

Pode fazer o seguinte:

  • Acrescentar uma nova ação: Clique com o botão direito do mouse sobre esta região e no menú que aparece deve marcar "acrescentar um novo registro". A seguir aparecerá a lista de ações disponiveis, deve escolher apenas uma delas e configurar como desejar.
  • Editar uma ação: Clique com o botão direito sobre a ação que quer editar. A configuração dessa ação aparecerá na tela e poderá Alterar os dados como quiser.
  • Eliminar uma ação: Clique com o botão direito sobre a ação a eliminar e confirme quando solicitado.

O programa executará todas as ações da lista sobre cada um dos desenhos marcados. As ações serão executadas na mesma ordem que estão na lista. Isto é importante porque se quer fazer uma foto do desenho, primeiro deverá fazer um zoom nessa região.

Ao clicar em Aceitar toda configuração atual ficará Salva e o programa será fechado. Se quiser utilizar estas ações em outra ocasião Deverá Salvar as ações atuais no cadastro da parte superior.

Para executar as ações sobre os desenhos marcados, Clique não botão: "Realizar Agora todas as ações indicadas.."

Configuração do gerente de desenhos:

A partir da janela de configuração pode indicar se deseja que o programa realize uma copia de segurança de todos os desenhos selecionados antes de começar a realizar operações sobre eles. você pode indicar como deseja que seja realizada esta copia de segurança do seguinte modo:

Fazer a copia no mesmo diretório do desenho. neste caso o programa acrescentará ao final do nome do desenho um sufixo que você pode indicar para diferençar dos arquivos originais das copias.

Fazer a copia em um subdiretorio. neste caso deve indicar o nome do subdiretorio onde serão salvos todas as copias de segurança com o mesmo nome que o arquivo original. O programa Criará automaticamente o subdiretorio no caso de que não existir.

A seguir aparecerá uma lista com todas as versões do AutoCAD que você tem instalado em seu computador para que Escolha com qual delas deseja realizar as operações configuradas.

Feito isso pode configurar como será o comportamento dessa versão do AutoCAD ao realizar as operações indicado:

As operações serão realizadas com o AutoCAD em segundo plano: Isto significa que você não verá o programa AutoCAD enquanto são realizadas as operações. Isto permite seguir trabalhando normalmente enquanto os processsos indicados são executados. Em qualquer caso se o AutoCAD necesitar que você responda alguma pergunta adicional , será aberto um diálogo com a interação do usuário.

O programa AutoCAD fique aberto: Ao terminar de processar todos os arquivos o programa AutoCAD é fechado de forma automática. Marque esta caixa para não fechar.

Abrir uma nova janela com o AutoCAD : se você esta trabalhando no AutoCAD atualmente o programa pode utilizar essa copia do AutoCAD para realizar todos os processsos indicados, assim podera usar o AutoCAD até que os processos terminem. se você deseja que o programa não use o AutoCAD que esta aberto atualmente marque esta caixa.

Por último, você pode indicar que o programa não feche os desenhos em que tenha realizado os processsos. Desta forma você poderá revisar todos os desenhos modificados. Para poder usar esta opção deve indicar ao programa que não execute AutoCAD em segundo plano e que não feche o AutoCAD ao terminar os processos.

Editor de ações:

Tanto ao Criar uma nova ação como ao editar uma ação existente o programa sempre mostra o editor de ações. neste editor somente tem que selecionar na lista da Esquerda a ação que deseja utilizar e A seguir na direita configure os parametros para cada ação. Ao clicar em Aceitar os dados dessa ação serão salvos.

Se você deseja utilizar essa ação (da maneira configurada) em outras ocasiões o melhor é que a salve no cadastro de ações na parte superior, desta forma você poderá utiliza-la novamente a qualquer momento.

Quarta, 07 Março 2012 20:18

Substituir um bloco

Substituir um bloco de cada desenho por outro bloco ou desenho.
Quarta, 07 Março 2012 20:09

Modifica Entidades

Modifica as entidades de ponto encontradas em cada desenho.